domingo, 12 de agosto de 2012

Diário de Viagem: Viena - Capítulo 3

23.05

Quando estiver em Viena, não deixe de caminhar pela Kärntnerstrasse. É uma rua de comércio, que ladeia a Staatsoper e liga a Karlsplatz ao Stephansdom.


Um calçadão tranquilo para os pedestres, pelo menos antes das 10h da manhã, onde a disputa por espaço se resume apenas com os caminhões de suprimento aos estabelecimentos locais.

No final dela fica a Stephansplatz, praça em frente à grande catedral símbolo da cidade, o Stephansdom.

O visual interno da catedral é muito bonito, já que os vitrais multicoloridos - e a ajuda de um par de refletores em azul e vermelho - provocam um efeito ímpar para uma igreja.

Ainda conta com várias esculturas e pinturas de rara beleza, sem contar o visual externo. Belas fotos garantidas, dentro ou fora do Stephansdom!

Bem ao lado (Domgasse nº5) fica a Mozarthaus, antiga morada, hoje museu dedicado à vida e obra do artista.

Para os amantes da música clássica é um deleite, mesmo porque a produção artística de Mozart é impressionante em quantidade e qualidade.

Dê uma pesquisada na internet pra ver quanta coisa boa ele fez!

De lambuja ainda tem um quadro de Canaletto reproduzindo o Vienna Mehlmarkt (ingressos a €10).


"my wish and hope is - to have honour, fame and wealth..." (W. A. Mozart)

Voltando um pouco na Stephansplatz, à esquerda do Stephansdom, fica a Graben, uma continuação do calçadão da Kärntnerstrasse, com várias lojas e restaurantes.

Quase no fim dela, não deixe de olhar a sua direita e encontrar a St. Peterskirche, talvez modesta demais por fora mas lindíssima por dentro. Merece a visita!



Ainda pelas redondezas estão a Igreja de St. Michel, o Hofburg, a Rathaus e o Parlamento.

Agora, o Kunsthistorisches é incrível! Um museu a ser colocado na lista de qualquer pessoa que vá a Viena, ainda que por algumas horas apenas.




Ele conta com, nada mais, nada menos que uma sala com obras de Ticiano, outra de Tintoretto, três peças de Caravaggio, duas salar de Rubens, uma sala de van Dyck e uma obra prima de Rafael que vale a visita.

Ah, tem ainda no térreo o setor de antiguidades egípcias, romanas e gregas.

Bem perto dali fica a galeria Albertina, que conta com interessantes desenhos de Rafael, Michelangelo, Rubens. 

Agora, não vá esperando pinturas, especialmente depois de haver passado pelo Museu de História da Arte de Viena, o Kunsthistorisches.

Google Pesquisa