quarta-feira, 26 de junho de 2013

Diário de Viagem: Porto - Capítulo 1

11.04


O primeiro dia no Porto foi uma grata surpresa, especialmente pra quem não sabia exatamente o que encontrar. E muito se deve às pessoas que conheci por aqui.

O trajeto entre o aeroporto e o hotel foi brindado pelo taxista que me explicava os principais pontos por onde passávamos e recheando os comentários com dicas sobre a cidade.

Entramos inclusive num papo sobre as diferenças entre o Porto e a capital, Lisboa, tendo chegado à conclusão que as únicas coisas que as assemelham são a presença de um rio e do mar, nada mais.


E toda esta cordialidade foi comprovada por Silvia, a recepcionista do hotel, que - mesmo já estando de saída - se prontificou a me mostrar pessoalmente o restaurante e o bar do hotel, além de circular no mapa da cidade os pontos turísticos e gastronômicos do Porto.


Aqui vai uma dica, o hotel é muito bom e bem localizado. Os outros que pesquisei ficam numa área mais residencial, porém me pareceram de mais difícil acesso.

No já habitual tour de reconhecimento, conheci Luciano, motorista de um daqueles ônibus turísticos de dois andares. Um senhor simpático e que gastou quase todo o tempo da parada que fazia para me explicar o trajeto do ônibus, os pontos de paragem - como se diz por aqui - e oferecer a última corrida do dia como cortesia.

Mas a grande surpresa estava reservada pra noite! O jantar no Postigo do Carvão foi uma dessas experiências para a vida.

Garçons educados e gentis te recepcionam, desejam "bom apetite" aos clientes e retornam às mesas para checar se está tudo certo.

O dono do restaurante prepara drinks de boas vindas e, pessoalmente, veio  me oferecer uma salada e perguntar como estava o prato, mesmo estando a limpar pratos, guardar taças e cuidar do filho de uns 7/8 anos que zanzava pelo salão.

Eles ainda servem uma série de entradas - não perca o bacalhau empanado - e o prato é tão bem servido que daria pra alimentar duas pessoas certamente.



FachIndica:


Hotel Teatro - Rua Sá da Bandeira, 84

Restaurante Abadia do Porto - Rua Ateneu Comercial do Porto, 22-24

Restaurante Postigo do Carvão - Rua da Fonte Taurina, 24-34

Google Pesquisa