sábado, 24 de setembro de 2011

Diário de Viagem: Roma - Capítulo 1

01.09


Quem disse que dica de guia de viagem é tudo furada?


Acabo de entrar no Est! Est!! Est!!!, pizzaria romana antiquíssima (reza a lenda que foi inaugurada em 1.900!) e de ambiente muito agradável.


Fica num fim de rua (Via Genova, 32) e o letreiro do lado de fora, apesar de meio cafona, é inconfundível e dá a dica pro lugar.


Bem embaixo do letreiro cheio de luzes piscantes em vermelho, azul e verde tem uma varandinha com algumas mesas que volteiam a porta principal.






Do lado de dentro um salãozinho pequeno, onde devem caber umas 30 pessoas e um bar ao fundo de onde saem chopes e mais chopes de uma das mais conhecidas cervejas italianas, a Nastro Azzurro.






Um grupo de moças se dividem para recepcionar os clientes que, depois de sentados, são entregues à cordialidade e agilidade dos garçons.


O trabalho é tão dividido que nem o cara que te traz o chope pode anotar seu pedido...


Escolhi uma pizza (já que o guia dizia que o lugar é famoso pelas pizzas) Capricciosa, que está deliciosa!


Por enquanto a única mancada do guia foi dizer que é preciso reserva. 


(Detalhe: escrevi isso antes mesmo da pizza chegar e nem assim teve erro).


========================================================================


A primeira impressão de Roma não poderia deixar de lado a comparação com Milão. Não que eu queira comparar as duas cidades, mas tem coisas que são inevitáveis.


À primeira vista Roma é mais caótica, desorganizada mesmo, meio suja e até o povo é mais misturado, i.e., tem muita gente de muito lugar do mundo aqui.


Incrível como vi chinês, africanos, e até  - pasmem - italianos andado pelas ruas.


Tá certo que aparentemente peguei um sentido que dava num bairro chinês, mas não achei que a exceção seriam os italianos.


Corrigida a rota, já que meu objetivo hoje era chegar à famosa Fontana di Trevi, andei por caminhos mais agradáveis, passando pela estação Termini (a mesma onde cheguei de trem hoje no horário do almoço), Piazza della Repubblica e, depois, no Palácio Quirinale.






Depois de andar bastante e as pernas já estarem pedindo arrego, no final de uma ruelazinha "qualquer" fica uma pracinha com uma fonte gigantesca, reluzente, branca, tão branca que parece que é polida todo dia,  a Fontana di Trevi!






Confesso que não esperava muito, achava que a fonte era pequena, mas o aglomerado de gente tinha fundamento.






A fonte é muito bonita e fica encravada num lugar comum (que me desculpe a vizinhança, mas a fonte poderia estar em - quase - qualquer lugar da cidade que estaria bem localizada).






Fui até a fonte e, como tradição é tradição, joguei minha moedinha por cima do ombro pra garantir minha volta a Roma.


Alguns minutos de adoração, uma e outra foto aqui e acolá e de volta pro hotel, pro merecido banho antes de vir comer a pizza do Est! Est!! Est!!! (www.anticapizzeriaricci.com).


Agora é me preparar pra visitar uma das maiores obras da história, e que eu tive a oportunidade de reproduzir numa feira de ciências na época de escola lá na Grande Mirandópolis: a Capella Sistina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Pesquisa