domingo, 23 de junho de 2013

Diário de Viagem: Barcelona - Capítulo 5

09.04


É impressionante como a imagem dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, ainda estão presentes na minha memória.


Imagino que seja uma consequência do fato de ter sido o primeiro grande evento esportivo que acompanhei, além de ter tido momentos marcantes para nós, brasileiros, como a inesquecível medalha de ouro do time de vôlei masculino, numa final histórica contra a Holanda.


Agora, mais gostoso que relembrar esses fatos por estar na cidade onde tudo isso aconteceu é poder visitar o lugar onde essas coisas foram realidade.

Subindo o Montjuïc - Monte Judeu em catalão, já que no passado aqui em cima havia um cemitério judeu -, encontrei o Poble Espanyol, um local construído com inspiração em várias vilazinhas ibéricas e casa do artesanato barcelonês.

Aqui encontrei desde esculturas em vidro, trabalho com cortiça, ferro, cerâmica, sabonetes artesanais, fotografias, até a barraca de sorvete de um brasileiro de Sorocaba, na Espanha há 13 anos.

Foi bom botar a conversa em dia com um conterrâneo depois de dez dias de viagem, captar suas percepções da situação na Europa e como é a vida de alguém fora de seu país. Só tenho a agradecer à moça romena da loja de chocolates artesanais, que me deu a referência.

Mas voltando ao tema olímpico - impulsionado em nossas mentes e corações, já que em breve seremos nós o país das Olimpíadas -, é bom ver que a estrutura montada ainda continua em excelente estado, servindo não apenas para a prática esportiva dos espanhóis, mas também como local de intensa visitação turística.


Ali é possível visitar, por dentro, o Estadi Olímpic, contruído em 1929 e aproveitado para as principais cerimônias e disputas dos jogos de mais de 70 anos depois. Consegui ver ainda o Palau Sant Jordi - o ginásio dos jogos -, as piscinas olímpicas - cheias de nadadores -, e o parque muito bem arquitetado que integra todo esse complexo.


O Montjuïc ainda me proporcionou visitar o (mini) museu olímpico e a Fundació Joan Miró, mas há mais a ver lá em cima.


Começo da noite e eu vim parar no George Payne Irish Bar, pertinho da Plaça Catalunya, para assistir aos jogos de terça-feira pelas quartas-de-final da Champions League.

Lugar animado, cheio de gente jovem, boa comida, a sempre tradicional seleção de cervejas e jogos de arrebentar, que levaram - com muita emoção e sustos - Real Madrid e Borussia Dortmund às semi-finais da competição.




FachIndica:


Restaurante Dehesa Las Encinas - Carrer Loreto, 30

George Payne Irish Bar - Plaça de Arquinaona, 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Pesquisa