domingo, 18 de setembro de 2011

Diários de Viagem: Milão - Capítulo 4



Uma das melhores sensações quando se está no exterior é ser confundido com os locais. 

Ainda ontem isso me aconteceu duas vezes.

Na primeira, quando voltava pro hotel pra tomar um banho antes de sair pra jantar, uma senhora pára de carro na esquina de uma das milhares de ruelas de Milão para me perguntar onde ficava o Corso Italia.

Infelizmente não consegui ajudá-la, porque estava tão cansado em tentar achar meus próprios caminhos durante o dia todo.

Depois do banho, saí para a caminhada noturna em busca do lugar pra jantar. Já meio perdido também, um casal me pára pedindo informações sobre como chegar a uma determinada rua que nem me lembro mais qual é. Por sorte, como estava menos cansado e eles estavam a pé e - aparentemente - com tempo, pude pegar o mapa e ajudá-los a encontrar o caminho.

Agora cedo (31.08), ao chegar ao Castello Sforzesco e tirar algumas fotos logo na entrada, sou parado por duas italianas muito bonitas que me pedem p/ tirar uma foto delas na fonte em frente à entrada do castelo. Ambas falam comigo em italiano, mas como fazem o gesto universal de estender a mão e me entregar a máquina fotográfica, entendi na hora que elas queriam uma foto.

Como achei que o sol podia ter prejudicado a foto, falei pra elas - em inglês - que a foto tinha ficado escura. Aí uma delas me olhou com cara de espanto e perguntou se eu não falava italiano...


Por outro lado, ontem também fui confundido com um americano. Depois de visitar a Pinacoteca Ambrosiana acabei entrando em um lugar que não era uma rua ou uma passagem, mas sim a entrada de um prédio.

Neste momento o porteiro me chama e pergunta se eu precisava de alguma coisa. Falei que não, mas ele puxou assunto, perguntou de onde eu era, o que fazia na Itália, e no final - acho que ele me cantou - disse que eu tinha belos olhos... Com esse monte de italiano de olho azul aqui, ele me manda uma destas... Estranho, mas vida que segue!


Resolvi vir até o Corso Garibaldi, que fica próximo ao Castello Sforzesco, porque li no guia que aqui tem muitos restaurantes e o lugar é imperdível.

Não me arrependi! É como encontrar uma rua tranquila bem perto do movimento de turistas do castelo e da Via Dante (rua que liga o castelo à praça do Duomo).

Encontrei um restaurante que ao melhor estilo francês serve um 'formule' com dois pratos, uma garrafa d'água e um café por €12! Um achado.

A propósito das minha andanças por Milão, tenho que dizer que se "perder" aqui é muito fácil. 

As ruazinhas são todas parecidas e quando você acha que tá indo pra um lugar, de repente passa por aquele outro que visitou no dia anterior e que fica do outro lado da cidade...

E não adianta (muito) ter um mapa à mão, porque nem sempre você vai usá-lo, ou não vai encontrar a rua que quer ali ou ainda porque o bom mesmo de visitar um lugar é andar pela cidade meio sem rumo mesmo.

Bom, vamos ver o que acontece em Roma a partir de amanhã.

==================================================

Acabo de fazer uma amiga aqui em Milão.

Explico: estava eu sentado na Piazza alla Scalla depois de ter voltado da Pinacoteca di Brera e uma moça vem em minha direção perguntando alguma coisa que eu não tenho a menor ideia do que seja.

Na verdade, depois que falei em inglês com ela, ela pediu desculpas e disse que tinha marcado com uma pessoa que teria 'working info' para ela, mas como ela nunca tinha visto essa pessoa e tinha a informação de que era da minha idade, achou que fosse eu.

Ofereci um pedaço do banco a ela e tivemos uma breve conversa até que ela avistou o possível contato dela na outra calçada, se despediu e atravessou a rua.

Fiquei de olho pra ver pra onde ela ia e me levantei pra ir embora também.

Dei uma última olhada pro outro lado e ela me acenou com a mão, acenei de volta e fui feliz com minha mais nova amiga milanesa.


Pra fechar a conta em Milão, fiquei na dúvida entre voltar no restaurante do Paolo ou vir pro terraço da Rinascente comer com vista pro Duomo.

Que Paolo me desculpe, mas viu ter que voltar lá numa outra vez que vier a Milão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Pesquisa