quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Diário de Viagem: Berlim - Capítulo 2

28.05

Parece que a sina me acompanha. É a terceira cidade na Alemanha, depois de Dresden e Munique, em que eu chego e sempre tudo meio parado! Então, se tiver um curto período por aqui certifique-se de que eu não esteja pelas redondezas...

Brincadeiras à parte, parece que até ontem ocorreu o carnaval aqui em Berlim, então hoje a cidade está meio em marcha lenta.

Comecei indo ao Memorial aos Judeus mortos na 2ª Guerra (Holocaust Mahnmal). Tanto o passeio entre as "stelae" quanto a visita à parte interna são inteiramente grátis e valem muito a pena.



Logo ao lado fica o Portão de Brandemburgo, marco da história alemã e onde vários artistas de rua fazem suas mais diversas performances - desde soldados da 2ª Guerra ou oficiais da época da Guerra Fria em pleno ponto de passagem entre a Berlim Oriental e a Ocidental, até uma copia de Darth Vader!!!

Pra quem achou que era mentira...

[Dica: coma um currywurst numa das barraquinhas (chamadas por aqui de imbiss) espalhadas em frente ao Portão de Brandemburgo. São saborosos, tem baixo custo e você ainda se envolve na alma culinária berlinense.]


Se estiver na dúvida de qual museu visitar na Ilha dos Museus, vá ao Bode-Museum.

Com ingressos a €8 (acredito que haja alguma redução caso compra ingresso para outra atracão), pessoal muito atencioso e duas obras de Donatello e uma de Rafael é minha primeira escolha na Museumsinsel.



Você sabe como era a vida na Alemanha entre os anos 1960 e 1980? E do lado oriental, na antiga DDR (sigla em alemão para República Democrática da Alemanha, conhecida por nós como Alemanha Oriental)?




Pois é isso que você encontra no DDR Museum, num espaço totalmente interativo.

Uma série de objetos e maquetes - em tamanho real - que te levam desde a construção do Muro de Berlim até sua queda.

Berliner Dom
Destaque para a reprodução de uma casa da época, os carros - nos quais você pode entrar e se sentir dirigindo-os - e a sala de interrogatório.

Ali ao lado fica o Berliner Dom, a catedral da cidade, muito bem adornada por dentro e por fora, mas onde a simpatia do pessoal que ali trabalha passa longe.

Se a rudeza for muita não se intimide, tire um par de fotos e aproveite a praça e os gramados que estão logo em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Pesquisa